Em meio à grande quantidade de tecnologias disponíveis no mercado, é fundamental saber o que é Shelfware para, assim, repensar algumas ações e fugir de um futuro problema!
Shelftware é um termo muito utilizado na indústria de TI para descrever a aquisição equivocada de softwares pelas empresas. No caso, a tecnologia é adquirida devido a um desconto ou prevendo uma necessidade futura, mas que não se concretiza.
Abaixo, você vai entender melhor o que é Shelfware, ver alguns exemplos práticos e, ainda, entender por que ele deve ser evitado ao máximo pelas empresas.
Vamos lá!
Afinal, o que é Shelfware?
Shelfware é aquela tecnologia que foi adquirida sem que a empresa tivesse necessidade ou que possui funcionalidades que não atendem aos processos do negócio. Outro exemplo são as diversas licenças que são embutidas no produto, porém, não utilizadas.
Existem vários motivos que elevam a quantidade de Shelfware nas empresas. Um deles tem relação com a falta de conhecimento interno e de mercado por parte dos gestores. No caso, eles adquirem determinado sistema sem analisarem os processos e as reais necessidades.
Nesse cenário, um dos erros mais comuns é, ao invés de adquirirem uma tecnologia que possua somente a funcionalidade necessária, muitos optam por versões mais amplas – prevendo que um dia tudo poderá ser utilizado. Porém, quando se pensa em tecnologia, o lema “menos é mais” também se insere. Afinal, funcionalidades sem uso geram custo e podem confundir o usuário.
Um software se torna um Shelfware quando:
- É adquirido por capricho ou sem a real necessidade;
- É escolhido por ser mais barato;
- Não atende somente as necessidades atuais, mas as futuras, que não se sabe se chegarão;
- Após adquirido, requer customização e desenvolvimentos complementares.
Por que a sua empresa não precisa de Shelfware?
Apesar de ser fácil entender o que é Shelfware, na prática, poucos empresários têm conhecimento suficiente a ponto de evitarem ser mais uma vítima dele.
Segundo uma pesquisa realizada pela Flexera Software, 93% das empresas sofrem com Shelfware e aproximadamente 1/3 delas destina 21% do seu orçamento em tecnologias inutilizadas. Um outro estudo, agora da Gartner e IDC, demonstrou que mais de 12,3 bilhões de dólares são desperdiçados com esse tipo de software.
Ou seja, comprovadamente a questão financeira é uma das consequências principais de adquirir mais softwares do que o necessário.
Para saber se a sua empresa está passando por isso, se faça as seguintes perguntas:
- Quantos sistemas de gestão existem e quantos são utilizados?
- Será que não há uma ferramenta que poderia suprir as necessidades de todos os setores, ao invés de cada um ter a sua?
- Você está pagando por mais licenças do que são utilizadas?
- Você precisa chamar com frequência a empresa que desenvolveu seus sistemas para que ela customize ou crie novas funcionalidades?
Tudo isso é reflexo da falta de planejamento. Lembre-se que, ao desperdiçar dinheiro, menos você tem para investir no seu negócio em si. Além da questão dos gastos excedentes, o Shelfware é capaz, também, de prejudicar o planejamento – visto que pode deixar as informações descentralizadas e, consequentemente, desorganizadas.
Para evitar o Shelfware, avalie com cautela se todas as tecnologias aplicadas na sua empresa são necessárias. Aquelas que não forem, encerre ou renegocie os contratos.
Além disso, tenha um setor de TI engajado nesse assunto e conte com uma assessoria especializada em oferecer exatamente aquilo que o seu negócio precisa!